Pesquisa

Seja Bem Vindo(a)

Você está na Melhor do Eusébio

sexta-feira, 18 de março de 2011

Escola Cararu marca presença na solenidade de LANÇAMENTO DO PROJETO ‘AMIGOS DA NATUREZA’ DE COLETA SELETIVA DE RESÍDUOS NO MUNICÍPIO DE EUSÉBIO

O projeto prevê a participação de toda a popuilação da cidade no processo. Segundo o prefeito Acilon Gonçalves (PSB), a prefeitura vai doar duas lixeiras e sacos para cada família eusebiense. Um recipiente para a coleta de lixo seco e outro para o molhado. Com essa separação será iniciado o processo de seleção dos resíduos sólidos em toda a cidade.

“O objetivo é que possamos reciclar algo em torno de 50% do lixo produzido na cidade. Mas todo o lixo produzido terá uma destinação ecologicamente correta“, disse Acilon, destacando que o material será encaminhado para um galpão da cooperativa “Amigos da Natureza” onde será selecionado e separado entre material orgânico e inorgânico. .

O projeto envolverá todas as secretarias e órgãos municipais, e principalmente as secretarias de Educação, Saúde e a Autarquia Municipal de Meio Ambiente (Amma). A Prefeitura lança também uma campanha de conscientização dos moradores do município, com material de orientação e divulgação, visitas às residências, palestras nas escolas e comunidades conscientizando sobre a importância da coleta seletiva.

O prefeito Acilon Gonçalves observa, ainda, que todos os catadores de lixo de Eusébio serão treinados e envolvidos dentro do projeto. Quando o sistema estiver, em pleno funcionamento, eles (catadores) passarão a realizar a coleta por seis horas diárias e participarão de treinamentos na área social e ambiental em outras duas horas, de forma permanente.

O prefeito Acilon Gonçalves diz que esse projeto representa um grande passo na luta pela preservação da vida, não apenas a vida das pessoas, mas a vida como um todo e também representará um avanço na luta pela preservação do meio ambiente e dos recursos naturais. “Quando falamos de coleta seletiva não estamos falando apenas em diminuir a agressão ao meio ambiente e limpar nossas ruas, mas de várias outras vantagens; como a diminuição de doenças causadas pelo lixo, a não poluição visual da nossa cidade, e o melhor de tudo; com a coleta seletiva vamos transformar lixo em emprego e renda e benefícios sociais para a nossa população”, concluiu.
Fonte:Portal da prefeitura municipal de Eusébio


ALUNOS DO TEMPO INTEGRAL FAZEM EXPOSIÇÃO DE ARTES.





quarta-feira, 16 de março de 2011

Comunidade Leitora Cararu

Projeto: Comunidade Leitora é realidade na Escola Cararu


As histórias estão presentes em nossa cultura há muito tempo e o hábito de contá-las e ouví-las tem inumeros significados. Está relacionado ao cuidado afetivo, à construção da identidade, ao desenvolvimento da imaginação, à capacidade de ouvir o outro e à de se expressar. Além disso, a leitura de histórias aproxima a criança do universo letrado e colabora para a democratização de um de nossos mais valiosos patromonios culturais: a escrita.

Por isso, é importante favorecermos a familiarida das crianças e adolescentes com as histórias e a ampliação do seu repertório. Isso só é possível por meio do contato regular dos pequenos com os textos desde cedo e de sua participação frequente em situações diversas de conto e leitura. Sabe-se que os professores são os principais agentes na promoção dessa prática e a escola, o principal espaço para isso.

Tem como objetivo geral:

Apesar de a escola possuir um papel importante na formação de leitores e escritores, não podemos esquecer que é só um dos espaços nos quais ocorre o encontro com os livros, e que a leitura escolarizada está muito longe de esgotar todas as possibilidades do ato leitor.

Por isso, este projeto tem por objetivo principal criar condiçoes diferentes da rotina escolar, nos quais os alunos e a comunidade possam ter uma relação mais livre, prazeroza e pessoal com as mais diversas modalidades textuais que circulam socialmente, e formarem-se como leitores autonomos no exercício de sua cidadania.

O projeto já está funcionando atendendo os alunos desde as turmas da Educação Infantil ao 9º ano e toda comunidade do Cararu.